RECONSTRUINDO SOBRE BASES MALDITAS

15-03-2011 23:40

 

Textos: Js. 6:26; I Rs. 16:34

 

INTRODUÇÃO: Por causa da sua impiedade e arrogância, Deus decretou a destruição e extinção de Jerico. O decreto de Josué no cap. 6:25 foi bem claro: “maldito aquele que tentar reedificar esta cidade”. Nos dias do reinado de Acabe, o pecado permeou todas as camadas da sociedade de Israel; a pratica da idolatria foi restabelecida, a feiticaria era tolerada e estimulada pela rainha Jezabel (I Rs. 16:29-33). Foi neste contexto que um morador de Betel, cujo nome era Hiel, resolveu reconstruir a cidade de Jerico. Sendo Hiel um israelita, certamente tinha conhecimento da maldição que repousava sobre aquela cidade, mas ele desconsiderou a advertência do homem de Deus e prosseguiu no seu intento de reconstruir sobre bases malditas. Como conseqüência da sua teimosia, Hiel assistiu com dor cruel a morte do seu primogênito Abirão (quando lançou os fundamento para reconstrução da cidade de Jerico) e viu morrer o seu filho caçula, Segube (quando colocou as portas da cidade).

1 – O que levou Hiel a desejar reconstruir uma cidade que Deus tinha amaldiçoado?

·         Havia tantas outras possibilidades para Hiel; ele poderia construir tantas outras cidades, por que exatamente aquela?

·         Quando presenciou a morte do seu primeiro filho, Abirão, por que Hiel não parou com o seu intento? Ele viu que a profecia se cumpriu na vida do seu filho primogênito, por que então insistiu, mesmo sabendo que a maldição ainda estava para acontecer sobre sua casa?

·         Hiel era um betelita, ou seja, ele era morador da cidade de Betel. Esta cidade tem um significado muito grande para nós; em Gn. 28:19 Jaço, após uma experiência tremenda com Deus, erigiu um altar ao Senhor e chamou aquele lugar de Betel, e anteriormente se chamava Luz.

 

2 – Que lição podemos retirar desta historia para as nossas vidas?

·         Muitas vezes somos tentados a reedificar lugares ou áreas em nossa vida que o Senhor já nos alertou sobre o risco da maldição

·         Reconstruir Jerico pode ter um custo muito alto para nós. Não construa com base de rebeldia ou descaso a uma palavra profética

·         Muitas vezes somos conhecedores da verdade e temos já recebido iluminação da parte de Deus, mas no intento de conseguir algo, fechamos os olhos para as verdades bíblicas e desconsideramos as conseqüências futuras; a única coisa que nos importa é fazer a nossa vontade

·         Quantos sonhos estabelecidos erradamente, acarretando prejuízos para nossas famílias, chegando as vezes a provocar morte (espiritual, emocional, ministerial, física...)

 

3 – Deus tem muitas propostas para a sua vida, você não precisa se lançar num projeto maldito, destruindo a sua vida, sua famílias e aqueles que você tanto ama.

 

4 – Não é possível terminar bem o que já começou mal; não pode dar certo o que começou errado.

 
Pr. J.B. Alex - Presidente da IBNS