UMA FAMILIA LEVANTADA DO MONTURO

15-03-2011 23:36

  E DAS CINZAS

 

TEXTOS: I Sm. 2:7,8; Sl. 113:7 ,8;  Js. 2:1 a 24, 6:17, 20 a 25; Mt. 1:5; Hb. 11:30, 31;  e Tg. 2:25

 

INTRODUÇÃO:

O salmista, no salmo 113:7, 8 reproduziu bem e fielmente o desabafo de Ana, a mãe do profeta Samuel, quando ela exultou no Senhor que tirou dela a vergonha e o escárnio, dando-lhe vitória sobre aqueles que zombavam dela. Disse Ana: “O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. Levanta o pobre do pó e desde o monturo exalta o necessitado, para fazer herdar um trono de gloria.” (I Sm. 2:7, 8). Tomando este texto de Ana, o salmista reproduziu o texto dizendo: “Do pó ele levanta o pequeno, e do monturo ergue o necessitado; ele os faz assentar com os príncipes, com os príncipes do seu povo.” (Sl. 113:7 ,8).

Esta verdade já se cumpriu na vida de muitas pessoas, não somente nos dias antigos, mas também nos dias atuais. São milhares e milhares de pessoas a quem o Senhor tem levantado do monturo e os tem feito assentar-se em lugares de honra.

Neste Congresso da Família não será diferente, o Senhor vai nos convencer e nos provar por meio de sua palavra que Ele ainda esta disposto a levantar as famílias que estão no monturo ou nas cinzas. Se este é o caso da sua família, saiba que os olhos do Senhor estão sobre ela, e o Senhor é Soberano para fazer coisas tremendas sobre a sua vida e a sua família. Tudo quanto você tem que fazer é abrir a porta da sua casa para receber a vitória do Senhor. O Senhor nosso Deus é o único que tem o poder de levantar as pessoas das cinzas e dos monturos e faze-los assentar-se como príncipes.

 

I – A história de Raabe:

·         A pratica da prostituição existe há milênios e em todas as sociedades, de todas as épocas. Mas nenhuma família, mesmo nos dias de hoje, fica confortável com a idéia de ter uma filha prostituta. Não importa o nível social que tenha uma família, é sempre desconfortável ter que conviver com a realidade de uma filha na pratica da prostituição. Isto provoca um tremendo incomodo no seio da família.

Toda sociedade admite esta pratica, contanto que não seja com os seus. Para a sociedade “é bom que exista”, mas na família dos outros. Na sociedade em que viveu Raabe também eram assim que pensavam. Eles queriam e precisavam dos serviços das prostitutas, mas rejeitavam e discriminavam suas filhas quando elas assumiam tal pratica.

Raabe era uma meretriz que habitava em Jericó, a sua casa ficava sobre o muro da cidade. E sabem por que? Porque Raabe era desprezada por sua família. Por ser Raabe uma prostituta, ela não poderia conviver entre as famílias honradas, não poderia ter a sua casa ao lado da casa de uma família descente, conceituada. O centro da cidade não tinha lugar para Raabe. Ela era aos olhos da sociedade uma desclassificada, sem títulos de nobreza. Ela só era lembrada quando os seus exploradores a procuravam para satisfazer seus desejos carnais e seus instintos animalescos; momento no qual dela se aproveitavam para realizar suas taras e obscenidade.

·         Pelo relato bíblico, percebe-se que ninguém mais morava sobre o muro da cidade, apenas Raabe – a meretriz. Aquele era o muro da vergonha, o muro do isolamento ou exclusão social, o muro da estiguimatização.  Todos naquela cidade se referiam a Raabe como “a meretriz que mora sobre o muro”. É muito provável que a família de Raabe não freqüentasse a sua casa, fugindo do rotulo humilhantes que pairava sobre ela. Mas um dia Deus criou uma circunstância para que um vento novo soprasse na casa de Raabe.

 

·         Dois homens foram enviados por Josué, para fazer o reconhecimento da terra e ver como vivam os moradores de Jericó, pois o povo de Israel iria tomar aquela cidade e destruí-la, como ordenou o Senhor. Quando os dois espias entraram na cidade, foram reconhecidos com estrangeiros e o rei de Jericó mandou que fossem aprisionados, mas os dois homens se esconderam na casa de Raabe, que lhes deu cobertura, pois, embora fosse ela uma prostituta, havia temor de Deus em seu coração.

 

·         Certa de que o Deus de Israel destruiria a cidade de Jericó, Raabe, temendo ao Senhor, implorou aos dois espias que tivessem misericórdia dela e da casa de seus pais. Os dois espias se comprometeram em protege-la com toda a sua família, mas na condição de que ela dependurasse um cordão de escarlate sobre a janela da casa, o que seria um sinal para que os soldados israelitas não tocassem nas pessoas que estivessem dentro daquela casa, e que todos os parentes de Raabe estivessem dentro da sua casa no momento em que a destruição se daria.

 

·         Quando os muros de Jericó ruíram e vieram abaixo, os soldados israelitas, avisados, tiveram o cuidado de retirar todos os parentes de Raabe que foram encontrados dentro da sua casa, e os colocaram num lugar seguro. Toda Jericó foi destruída e todo povo que ali morava foram mortos, mas Raabe e toda a sua família foram poupadas.

 

II – O que podemos aprender de toda esta história?

 

·         Raabe estava fora da família, mas a família não estava fora dela. A meretriz tinha uma família e se preocupava com o bem estar da casa de seus pais. As vezes pensamos que as pessoas por terem vidas tortuosas e caminhos embaraçados, não tem sentimentos nobres, mas nos enganamos. Tem muita gente discriminada e jogada na marginalidade, nas drogas, nos vícios, que dariam tudo para ter uma vida descente e ver a família bem, mas não consegue, não tem forças. Raabe queria o bem da sua família, mas não sabia como fazer.

·         O segredo da família de Raabe ter sido poupada, estava no simples fato de que ela creu na promessa que recebeu e obedeceu a ordem que lhe foi dada. Ela colocou o cordão de escarlate pendurado sobre sua janela e o cordão serviu-lhe de sinal para o livramento. Quando os dois espias deram o cordão de escarlate que servir de sinal para Raabe, eles estavam se lembrando de como Deus usou um sinal profético na terra do Egito, para livrar o povo de Israel no episodio da morte dos primogênitos. O sinal do sangue no Egito e o cordão de escarlate apontam para a mesma realidade: o sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A família que tem o sinal do sangue de Jesus fica livre da destruição e da morte eterna.

·         Raabe hospedou em sua casa pessoas que estavam vinculadas com o projeto de Deus. quem se torna hospedeiro de Deus não pode ser destruído. Lembremo-nos de mais dois casos: Ló hospedou os anjos, e quando Sodoma foi destruída, Ló foi salvo cm as sua duas filhas. Marta e Maria hospedaram Jesus em Betânia, e quando a morte invadiu a vida do seu irmão Lazaro, elas puderam presenciar a gloria de Deus trazendo de volta à vida o seu irmão já morto de quatro dias. Quando hospedamos o Senhor Jesus em nossa casa somos alcançados pela honra e pela ressurreição.

·         Enquanto morava em Jericó, Raabe era apenas conhecida pelo nome de vergonha e desprezo – a meretriz que se submetia aos abusos para ganhar algum trocado. Depois que foi introduzida no meio da família de Deus, Raabe passou a ser heroína. Ela se casou com um dois príncipes de Israel, Salmom, da tribo de Judá, a mesma tribo de onde procedeu Jesus de Nazaré. Com Salmom, o príncipe que lhe honrou, Raabe teve um filho e o chamou de Boaz “o abençoado”. Boaz é o herói do livro de Rute, que se tornou um dos maiores proprietários de terras em Belém. De Boaz procedeu Jessé e de Jessé procedeu Davi o rei de Israel, o homem segundo o coração de Deus. as cinzas e os monturos de Raabe foram removidos por Deus e deram lugar a uma história para nenhum romancista botar defeito.

·         Deus mudou a sorte de Raabe e trocou os seus dias de vergonha por dias de honra. Sua vida em Jericó era desprezível; má-fama, abusos, desvalorização. Mas depois do sinal de escarlate sua vida mudou, sua sorte mudou, sua herança mudou, sua história mudou, sua família mudou.

·         Deus destruiu a morada antiga de Raabe, e removeu Raabe do lugar de maldição, lugar mal cheiroso, para o lugar da benção. Deus não permitirá que as estruturas malignas sirvam de base para a nova construção que Ele tem em nossas vidas e em nossas famílias. Deus fará tudo novo. O muro da vergonha tem que cair, o muro da exclusão tem que cair. Deus vai edificar a nossa nova casa e a nossa família não sobre o muro do desprezo, mas sobre a Rocha dos séculos, que é Cristo Jesus a Rocha Eterna.

·         Em Hb. 11:30, 31 Deus reservou um espaço na galeria dos heróis da fé, pra contar a história de Raabe, a mulher que foi levantada do monturo e se assentou entre os príncipes.

 

CONCLUSÃO;

Deus trabalha entre as cinzas e os escombros. Ele é o maior reciclador de lixo que o universo já viu. Hoje Ele que remover sua família das cinzas e eleva-la para uma posição de honra. Tudo quanto você tem que fazer é abrir as portas da sua casa e hospedar o Senhor Jesus. Mesmo que a morte tenha entrado em sua família, Ele é o Senhor da vida e tem o poder de ressuscitar os mortos. Ele quer que você e toda a sua casa tenham vida.

 

Pr. J. B. Alex – Presidente da IBNS